Este pequeno livro da Coleção Cow-boy tem um cariz biográfico: ele fornece-nos uma visão que se pretende verídica sobre a vida e personalidade de Buffalo Bill, integrando-a com outros aspectos romanceados das suas façanhas.
É assim que o autor destaca a sua principal proeza, designadamente, o seu combate com «Mão Amarela» para, em seguida, se dedicar a uma ficção acerca de uma colaboração com o chefe «sioux» «Águia Guerreira» com o objetivo de desmascarar os brancos que davam armas e «whiskey» aos índios em troca de lhes ficar com as terras.
E quis o argumento que um desses brancos ocupasse o posto de General no exército dos USA e outro fosse juiz na cidade de Deadwood. Uma elite em quem se podia confiar…
Para temperar ainda mais o argumento, o autor, o senhor Kirby, um perito em questões históricas, revela que a menina Bruning, futura esposa de Buffalo Bill, não era nada mais nada menos do que a filha de um desses traidores. Pobre Buffalo! Como conseguiu ele calar esse facto tantos os anos que terá vivido com ela? Talvez por isso se tenha refugiado num circo…
A publicação integral deste livro, a que vamos proceder, terá a seguinte estrutura:
Prefácio. A figura de Buffalo Bill
1. O combate contra «Mão Amarela»
2. O manto de «Águia Guerreira», símbolo da resistência à invasão branca
3. Derrota e saída de cena
4. Planos para a convivência com os índios
5. Um índio na cidade
6. «Whiskey» e armas em troca das terras dos índios
7. Morte aos traidores brancos
Sem comentários:
Enviar um comentário