sábado, 10 de dezembro de 2016

BUF126. Um dólar de prata

 
(Coleção Búfalo, nº 126)
 
"...
- Tenho trinta anos: mais doze do que tu. Viajei sempre sozinho sem amar ninguém, sem recordar quem quer que fosse que ficasse para trás. E, agora, as coisas serão piores. Não. Não direi nada a teu irmão. Mas tu vais prometer-me uma coisa.
- Sim, Sr, Everitt.
- Deixarás de amar-me. Esquecerás isso e os beijos que ofertaste a este pistoleiro. Esquecer-me-ás e nunca te lembrarás de mim. Tem de ser como se nunca me tivesses amado.
- Você... você quer que eu faça isso...?
- Sim, Netty; é isso que eu quero.
A rapariga baixou a vista. A sua voz foi como um lamento e Dave Everitt viu as lágrimas nos olhos da rapariga, contidas com dificuldade.
 -- Então, senhor Everitt, se você assim o quer, deixarei de amá-lo."
Lou Carrigan tem mais de duzentos registos em Portugal através de livros publicados pela APR, Da IBIS, apenas percecionámos um. É um autor ainda muito prestigiado em Espanha e que julgamos em atividade, já que começou um pouco mais tarde do que os "clássicos". Os seus primeiros livros chegaram até nós na década de sessenta, já a coleção Búfalo tinha cumprido perto de um terço do seu destino.
O que apresentamos é um dos primeiros publicados no país. Traz-nos a história de um pistoleiro contratado para acompanhar um rancheiro tido por honesto num assalto a uma fabulosa soma em dinheiro. Teve desde logo a garantia: "receberá tanto dinheiro que não terá tempo para o gastar no resto da vida". E o rancheiro ia acertando quando lhe pagou com um dólar de prata, mas um pequeno erro de cálculo pode modificar totalmente o desenrolar das coisas...
 
A capa, não assinada, mostra um momento decisivo em que o pistoleiro, de joelhos para beber água, depara com a presença ameaçadora de quem o tinha contratado e estava disposto a cumprir o prometido...

Sem comentários:

Enviar um comentário