terça-feira, 6 de junho de 2023

CLF028.00 Quem quer jogar um «Poker de Morte»?



No seu número 28, a Coleção Califórnia traz-nos «Poker de Morte, um texto de Peter Debry autor venerado em Espanha no género policial. 
A tradução é de Pereira da Silva e temos de reconhecer que é  uma das melhores que temos encontrado na IBIS tão profícua em textos incompreensíveis.

Nesta fase ainda inicial da coleção, a editora por vezes introduzia uma nota de apresentação do autor e da obra que, neste caso, aqui reproduzimos

Esta é uma novela de amores e desamores enquadrada pelo grave conflito social entre granjeiros, amantes de cultivar terras em pequena propriedade vedada por arame farpado, e rancheiros que defendiam a grande propriedade para levarem as cabeças de gado para prados verdejantes e terem água em abundância.

Regressado do trabalho nas minas durante dois anos, depois de ter morto um homem em legítima defesa em Cliff Town, Brod Norton, bem conhecido como desordeiro, vê-se desprezado pelo irmão e integrado na lista negra de «intrusos», designação pela qual eram considerados os granjeiros que pretendiam estabelecer-se em territórios cedidos pelo Governo.

Um golpe de sorte num jogo de morte permitiu que conseguisse dinheiro para adquirir algumas terras em disputa e isso acabou por o opor ainda mais a um dos rancheiros mais poderosos que não permitia o estabelecimento de qualquer exploração na sua vizinhança.

A relação de Nolan com as mulheres também era de molde a despertar a ira dos irascíveis rancheiros de Cliff Town. Primeiro foi a mulher do irmão, antes sua namorada, que o assediou dando origem a falatórios na cidade que acabaram por conduzir o familiar à morte. Depois, a própria viúva do homem que tinha morto, agora prometida do poderoso Ron Miller, grande proprietário, acabou por ter um papel decisivo em momentos em que a sua vida esteve por um fio.

A tenacidade de Nolan acabou por desmascarar os que em Cliff Town se julgavam reis e senhores e uma nova era abriu-se para a cidade e para os que até então eram considerados intrusos.

Na contracapa encontramos mais uma estrela de entre a Chuva de Estrelas com que a Bertrand nos brindava: Jill St. John.

«Poker de Morte» será publicada neste espaço ao longo dos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário