quinta-feira, 17 de maio de 2018

BUF162. Ódios raciais


(Coleção Búfalo, nº 162)
 
Esta novela notável assinada por E.L.Retamosa demonstra a frustração de um jovem índio educado entre os brancos perante a incapacidade para conseguir estabelecer a fraternidade entre as duas raças e pô-las a colaborar para o crescimento da sua nação.
John Tomahawk era o filho do grande chefe «Aguia Corredora» que, tendo assinado um tratado de paz com os brancos, permitiu que as caravanas dos brancos passassem pelas suas terras no caminho para os estados do Oeste. Permitiu ainda que o seu filho fosse entregue à medicina dos brancos num momento em que este se mostrava muito débil, quase um moribundo.
Tomahawk foi educado no Leste perante a inveja de dois outros índios ao lugar de grande chefe da nação «cheyenne» e a chegada à região de um branco que pretendia enriquecer com facilidade levou a que uma estranha aliança se formasse entre esses índios e o malfeitor. 
Interrompendo os estudos para voltar à sua terra, Tomahawk enfrenta a rejeição do seu povo, mas tudo faz para demonstrar a formidável conjura que se formara contra a paz. E, em momento final, acaba por comandar a resistência do seu povo ao ataque fulminante dos brancos que o vitimou a ele e aos que lhe tinham roubado o posto de chefe da nação índia.   

Sem comentários:

Enviar um comentário