quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CLF017.17 Frente a frente

Joyce agarrou-lhe as mãos, e enquanto o mantinha preso pediu-lhe, angustiada:
—Eddie, não vás.
No rosto de Eddie via-se aquela expressão dura que ela tão bem conhecia.
—Ê inútil. Trata-se dum desafio para nos batermos em duelo e mais tarde ou mais cedo isto tinha que acontecer.
Joyce voltou-se ainda para o sheriff.
—Por favor, impeça que ele vá.
—Sendo um desafio entre dois homens, não posso impedir — disse o aludido, um pouco desconcertado.
A rapariga tornou a suplicar para Eddie.
—Não vás, Eddie.
Nos olhos daquele homem havia agora um olhar muito estranho.
—Será que temes pela vida de Jeff?
Ela deitou-lhe os braços ao pescoço, rodeando-o com amor.
—Como podes dizer isso? Só te amo a ti, e só tu me interessas. Amo-te mais do que nunca.
Um longo beijo nos lábios culminou estas palavras ardentes de paixão amorosa, mesmo na frente do médico e do sheriff. Depois ele afastou-se docemente..
—Tenho que sair, Joyce. Não se trata já de saber qual dos dois é melhor atirador. Desde o momento em que te conheci tudo quanto com isso se relaciona deixou de me interessar. Agora o que é preciso é acabar de vez com este pesadelo. Enquanto viva, Jeff nunca nos deixará em paz. Vou sair para defender a nossa vida e a nossa liberdade.
Após os minutos quase indicarem a passagem de mais dez, Eddie, após insistência de Joyce, encaminhou-se para a rua, levando-a muito junto a si.
A uns cinquenta passos, bem no centro da rua, estava Jeff Winters. Fumava um cigarro, de perna traçada. Nos passeios viam-se inúmeros curiosos, e nas janelas nem se fala. Parecia que todo o Hondo queria assistir ao duelo entre os dois mais famosos pistoleiros. Após olhar para o seu adversário, disse a Joyce:
—Fica aqui.
Depois afastou-se, desceu os degraus e pisou o solo poeirento da rua. Jeff mantinha-se imóvel ainda a considerável distância. Somente resolveu tirar o cigarro da boca arrojando-o ao chão. Eddie começou a avançar na sua direção. Os seus passos eram firmes e o avanço era lento.
Notava que uma infinidade de olhos estavam cravados nele. Limitava-se a fixar detidamente com os cinco sentidos atentos o adversário, na sua frente. Ele não ignorava que o outro era um dos melhores atiradores. Mas seria melhor que ele?... Isso dentro em breve se saberia.
Jeff, com as pernas ligeiramente afastadas, corpo um pouco curvado para a frente em ar de desafio, aliás, atitude clássica.
Faltavam doze passos para se encontrarem, quando Jeff ordenou secamente:.
— «Saca»!
Os dois homens empunharam os revólveres, com velocidade verdadeiramente insuperável. Eddie, entretanto, tinha-se curvado ligeiramente quando o fez. Fizeram fogo quase simultaneamente. No entanto, Eddie disparara uma fração de segundo antes, o tempo suficiente para que a sua bala atingisse o corpo do adversário antes que este premisse o gatilho.
O projétil disparado por Jeff seguiu a trajetória errada, zumbindo aos ouvidos de Parker. Jeff teve um movimento violento, brusco, enquanto levava a mão ao peito. A mão direita bem tentava manter o revólver, que empunhava, em linha de mira. Mas nem a sua direita, nem o «Colt» que segurava, obedeciam.
Foi então que Eddie avançou para o seu rival e despejou o tambor do revólver no corpo de Jeff. À medida que disparava, murmurava:
—Por McCarey... por Mamie... por Joyce...
A cada impacto da bala o corpo estremecia e dava tombos sobre as pernas inseguras, como um bêbedo que procurasse apoio para não cair. Por fim, abrindo a todo o comprimento os braços, dobrou-se pela cintura como uma cana decepada. Caiu de bruços com toda a força do seu corpo, mergulhando o rosto na alta camada de poeira que cobria a rua.
Eddie parou bruscamente neste instante e ficou a olhar o corpo do pistoleiro. Custava-lhe a acreditar que o tinha vencido.
A detonação dum revólver cortou os seus pensamentos, voltando a cabeça como um raio, disposto a defender-se. E viu então que um homem caía sem vida, rolando pelos degraus para mergulhar o rosto na poeira da rua. Era Cherokee Banion.
Só depois viu que Joyce, muito pálida, empunhava igualmente um revólver ainda fumegante, por ter disparado contra o cobarde mestiço. Ao ver que o patrão estava perdido decidiu atacar o seu adversário... mas, pelas costas.
Avançou rapidamente na direção de Joyce. Esta deixou cair o revólver e, com as lágrimas a surgir teimosamente nos seus belos olhos, correu ao seu encontro. Com um apertado abraço, estreitando-se cada vez mais, os dois apaixonados beijaram-se; ele então murmurou-lhe ao ouvido:
—Tudo está terminado.
Joyce tomou-lhe o rosto entre as suas pequenas mãos e intensamente fitou-o nos olhos.
—Não, meu amor; agora é que tudo, na verdade, vai começar.
Enlaçados pela cintura, olhando-se como se cada um deles visse no outro o início duma nova e mais ditosa existência, uma vida em que sempre estivessem unidos, começaram encaminhando-se lentamente em direção da casa do Dr. Huston.
O sol começava a desaparecer por detrás das montanhas que se erguiam ao longe para Oeste. Mas para os dois apaixonados era como um radiante amanhecer.
FIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário