quarta-feira, 19 de março de 2014

PAS268. O novilho ataca a filha do rancheiro

Quando um novilho era marcado e o deixavam em liberdade, partia como um raio em direção à pradaria, investindo contra o ar, completamente furioso. Não deixava de ser uma diversão para aqueles homens afeitos às rudes tarefas de um rancho ganadeiro.
Riam e chalaceavam, mas por trás de tudo isto estava a morte, já que faziam parte de uma equipa de gente empedernida, de gente que abrigava a esperança de poder levar a cabo um negócio criminoso.
Do seu ponto de observação, Ivey (o chefe da quadrilha) lançou uma exclamação de alerta.
McCool voltou-se e olhou para o ponto assinalado pelo chefe. Todos observaram a silhueta de um cavaleiro que, a galope furioso, avançava pela encosta da colina, com os cabelos ao vento, completamente inclinado sobre o pescoço do cavalo.
Tex viu Harry Ivey aproximar-se e dizer-lhe:

- Sentias a sua falta? Pois aí a tens – e sorriu de um modo brusco e áspero.
Pela sua parte, o texano permaneceu imóvel sobre a vala, durante uns segundos, olhando com atenção a mulher que montava aquele brioso corcel. Viu-a golpear com inusitada violência os quartos traseiros do animal, o que aumentou, consideravelmente, a sua velocidade.
Cruzava agora em frente da colina, sobre a qual descansava uma parte do curral, justamente no momento em que os vaqueiros deixavam partir um novilho recám-marcado. Um deles viu-se até na necessidade de saltar para o lado, encarrapitando-se na estacada, para evitar que o animal lhe marrasse.
Este partiu como um raio, levantando na sua carreira uma nuvem de pó amarelado.
Por um momento todos pensaram que o novilho encaminharia os seus passos para o lugar por onde os restantes tinham desaparecido, a caminho do rio, mas aquele ficou especado um momento, olhou na direção do cavalo e, depois de ter escavado a terra com a pata direita, avançou impetuosamente na direção do corcel montado pela filha do rancheiro.
Ivey soltou uma surda maldição. Tex lançou-se para o lado oposto do curral a fim de saltar para a garupa do cavalo, esporeando-o violentamente,
(Coleção Bisonte, nº 58)

Sem comentários:

Enviar um comentário