segunda-feira, 24 de março de 2014

BIS060. O ocaso de uma raça


(Coleção Bisonte, nº 60)
 
 
 
Neste livro, Rogers Kirby traz-nos uma ficção em torno das relações da tribo dos «Blackfoot» (Pés Negros) com os brancos na fase em que os índios foram obrigados a abandonar a região onde viviam, originalmente nos vales fluviais e pradarias da vertente oriental das Rochosas, entre SASkatchewan e o Missouri, para se confinar a uma reserva. Diz-nos Kirby que devem o seu nome à circunstância da cor preta que tomam os botins em consequência do terreno que pisavam naquela região.

Na sequência da grande derrota do General Custer em Big Horns, para evitar uma aliança do Nés Percé, chefiados por Chief Joseph, com os Blackfoot, Bob Sterling foi encarregue da missão de descobrir quem vendia armas àqueles índios e de tentar aproveitar as suas boas relações e amizade com estes para travar uma possível aliança entre as duas tribos e uma caminhada para uma guerra devastadora.

Esta ação acaba por ser perturbada pelo rapto da filha do militar que negociara com Sterling e este acaba por descobrir que isto tinha sido executado por um conjunto de brancos disfarçados de índios que se relacionavam com os Nés Percé. A novela centra-se então numa luta caricata entre grupos de índios chefiados cada um por um branco: de um lado, o “bom”, do outro os facínoras. No final Bob Sterling, depois de ter sido salvo por uma formosa índia apaixonada por ele, acaba por ter o inevitável prémio na filha do militar…


Sem comentários:

Enviar um comentário