quinta-feira, 30 de março de 2017

PAS732. Irmãos de sangue

— Há pouco mais de dois anos andava eu pelas imediações das Montanhas Negras, a caçar para uma caravana de pioneiros que se dirigiam em busca de novas terras, mas nessa altura ainda não se tinha descoberto ouro, apesar de correrem alguns rumores.
Fez uma pausa para comer mais um pouco.
—O lugar era perigoso, pois os índios nunca gostaram que andássemos pelos seus territórios. De súbito ouvi disparos e fugi. Mas não eram para mim. Contudo, alguém podia estar em apuros, de modo que me encaminhei para o local dos disparos, tomando todas as precauções. Deste modo deparei com uma cena muito parecida com a que tu foste protagonista, Ales. Tratava-se só de um índio. Três tipos mal-encarados tentavam divertir-se á sua custa, mas acabaram por se impacientarem por não o conseguirem.
— «Atira-lhe à cabeça» —gritava um deles no momento que eu me aproximava de uma rocha próxima.
—Era um índio, mas apesar de tudo não me agradou o proceder daqueles tipos, de modo que os afugentei a tiros. O pele-vermelha continuou imóvel, com os braços cruzados sobre o peito, até eu chegar.
— «Que vai fazer o grande guerreiro branco com Yellow Beak? (Pico Amarelo) — perguntou-me então tranquilamente.
—Era muito jovem e fiquei surpreendido por falar inglês.
— «Que me matem se eu sei! —resmunguei. — Que teria feito Yellow Beak no meu lugar?
— «Arrancava-lhe a cabeleira—respondeu calmamente.
—Bom, o caso é que não esperava aquela resposta e não pude evitar o riso.
-- «O caso é que não sabia o que fazer com semelhante troféu— disse depois de conter as gargalhadas—, de modo que o melhor será deixar-te ir.
—Yellow Beak não pareceu surpreender-se demasiado, nem pareceu ter pressa em aproveitar os meus bons propósitos. — «Caras pálidas matar o meu cavalo. Quer o grande guerreiro levar-me até às tendas da minha tribo?
—A proposta era tão inesperada como excitante, de modo que não pude resistir à tentação. Yelow Beak era o filho do chefe e fui bem recebido entre os seus. Fiquei uns dias com eles, aceite como mais um membro da tribo, especialmente depois de! cruzar o meu sangue com o de Yelow Beak, o que nos tornou irmãos. Não sonhava que nos voltássemos a encontrar nestas circunstâncias.
— Quer dizer que desde então não o viu mais?! —perguntou Elianne, muito interessada.
—Não. Sou guia, caçador e o que aparecer. Encontrá-lo foi uma casualidade afortunada, pois ao que parece os índios estão em pé de guerra, cansados do desleal trato que recebem. Por isso temos que chegar a Rapid quanto antes.
— Mas, como poderemos ir se deu os bois aos índios? Pai...
— Eles arranjam-nos alguns dos seus cavalos — interrompeu-a Lyn. — Outra coisa de que os privaram foi da abundância de caça, e precisam de carne. Nós nos arranjaremos.
—Como se faz um irmão de sangue, Lyn? —perguntou Ales, interrompendo a conversa.
Lyn encolheu os ombros, divertido.
— Tu fazes um corte na mão, assim como o outro que vai ser teu irmão, unem as feridas ligando os braços com um lenço, e fazem então os votos de irmandade, e já está.
—E é a mesma coisa para os brancos?
O jovem riu-se.
— Bom, não é costume. Mas claro que serviria para os interessados caso estivessem de acordo. Mas nunca te fies nesses parentescos.
— Mas Yellow Beak manteve-se fiel.
—Sim. Em certos aspetos, os peles-vermelhas merecem mais confiança do que os brancos. E por falar neles, aí estão.
Levantou-se a olhar para a nuvem de pó que se levantava nas pequenas elevações circundantes.
— Pois eu gostaria de ser teu irmão de sangue —disse Ales ao seu lado. —E eu também seria fiel.
Lyn sorriu, a olhar para o rapaz.
—Sim.
E Lyn continuou:
— Prepara as rédeas. Teremos que engatar pelo menos quatro cavalos.
Mas Ales não se apressou e ficou a contemplar com temerosa admiração os cavaleiros selvagens a cujo encontro ia Lyn.
—Ales —chamou a sua irmã—, vem ajudar-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário