sábado, 21 de maio de 2016

PAS629. A desagradável ameaça da forca

Rudell Liston, pistoleiro convertido em negociante de gado, já estava muito perto de Brigh Town. Os seus olhos fixaram-se nas primeiras casas. Eram de tijolo pintadas de cal. Depois havia casas de madeira, até de dois pisos e depois grandes edifícios de pedra, algumas delas de aspeto luxuoso.
Sim, Brigh Town era já uma cidade, uma das maiores do Colorado. E ele tornar-se-ia o dono de tudo aquilo. Os seus habitantes seriam obrigados a respeitá-lo.
Os fundadores da povoação deviam ter-lhe posto aquele nome devido à brilhante luminosidade que os raios do sol produziam ao incidir nas próximas e lisas montanhas. A dura e firme rocha parecia devolver a luz com mais força.
Rudell Liston andou sempre de um lado para o outro rodeado de pistoleiros. Não cessavam de cometer façanhas, ainda que tendo o máximo cuidado para não serem descobertos. Deste modo o seu nome não estaria à margem da lei, única maneira de sobreviver.
Era suficientemente inteligente para compreender que um homem cuja cabeça estivesse a prémio, ainda que fosse numa só província, tarde ou cedo, seria capturado. Se isto acontecesse, a sentença do juiz apenas seria uma: ser pendurado numa árvore. Isto causava-lhe um vivo terror. Não desejava ver-se neste transe. Numa ocasião viu como enforcavam um foragido. Nunca esqueceria a expressão daquele homem, a maneira de estrebuchar ao 'ser suspenso no ar. Parecia estar ainda a ver como o rosto se desfigurava, até ficar contraído numa expressão grotesca. Depois viu enforcar outros bandidos, recebendo sempre a mesma impressão, Isto fazia-lhe tomar a aparência de homem honrado. Não lhe importava empunhar um revólver e disparar a matar; era permitido naqueles estados e territórios do Oeste.
Talvez a maior infâmia, cometida publicamente por ele, fosse a tragédia de Dargton. Excedeu-se demasiado, mas fê-lo por ter perdida a calma. Aquele' maldito «Lucky» Flowers tirou-lhe o juízo ao bater-lhe. Tudo à sua frente se tornou vermelho, desejando antes de tudo a morte do jogador, não vacilando em o ordenar a Long.
Por aquilo a sua cabeça não seria posta a prémio: Tratava-se apenas da morte de um homem ao lutar contra vários, Contentava-se com não passar por aquela parte de Kansas. Não lhe interessava; nos, arredores de Dargton não existia nenhuma povoação de importância. Já não se lembrava de «Luck Flowers», tendo a certeza de que fora enterrado no cemitério de Dargton.

Sem comentários:

Enviar um comentário