terça-feira, 7 de junho de 2016

CLF065. Lutando pela terra

 
(Coleção Califórnia, nº 65)


Em Abril de 1889, procedeu-se em Oklahoma à grande corrida («Run»), processo através do qual o governo atribuiu um conjunto de novas terras aos colonos, chegados de todo o aluno. Paralelamente aos que pretendiam terras para explorar, chegaram jogadores, brigões e toda uma série de indivíduos sem escrúpulos que se dedicavam a viver à conta do rendimento que os outros criavam. Ao mesmo tempo, era reforçada a presença de militares que procuravam que tudo corresse legalmente, mas deixavam a disputa para os colunos.
É neste contexto que se desenha a ação desta novela de George H.White. Hiram Dugan, um agente federal, é destacado para acompanhar a «Run» em Oklahoma e conhece uma família de colonos com a qual trava o melhor relacionamento. Ele é portador do desejo de encontrar um indivíduo, Ed Langston (Parker) que arruinara a vida da sua irmã e isso acontece no gigantesco acampamento que precedeu Oklahoma City. O seu desejo era abatê-lo, mas uma aproximação entre o seu sobrinho (Bird) e o indivíduo em causa fez com que os seus projetos se gorassem.
O grande dia surgiu com todas as batotas próprias destes processos. A família de colonos com quem o agente federal se relacionara foi posta fora da corrida devido a um acidente do patriarca da família. O homem procurado pelo agente federal é baleado no momento de reivindicar a propriedade da terra onde chegara primeiro. E, neste momento, a ação do agente é fundamental para reconduzir esta novela para o campo da justiça.
Este livro, muito interessante pelo tema, é um tanto maçudo e cheio de quezílias que não contribuem muito para o tornar agradável. Dele extraímos duas passagens que ilustram o decorrer da grande corrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário