quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PAS373. Um lenço que acena

Quando voltou a si, Black Man olhou em redor e teve uma exclamação de surpresa. Realmente, sentia no rosto o contacto de umas mãos finas e suaves, que o afagavam tenuemente. Talvez por esse contacto maravilhoso, talvez para descobrir o que lhe acontecia, Black Man entreabriu levemente os olhos, e viu Jane com o rosto junto do seu, afagando-o em gestos de ternura, e pronunciar levemente
— Oh, meu Deus, como eu o amo tanto! Deus guardou-me para ele... para fazer feliz o homem que ajudei a matar.
E toda ela se desdobrava em afagos e carinhos. Rapidamente, o homem de negro constatou que estava escovado e tratado de todos os ferimentos. Tateou as calças com a mão, e constatou inclusive que um rasgão sofrido no princípio da luta tinha sido cosido. Então, pouco disposto a corresponder àquela declaração de amor inconsciente que a rapariga lhe estava fazendo, convencida de que ele continuava desmaiado ou adormecido, Black Man começou a mexer o corpo, num sinal antecipado de que ia acordar. Assim, quando abriu totalmente os olhos, já Jane Milton estava recomposta, e o pai acorrera para assistir ao despertar.
Black Man sentou-se na cama e contemplou-os com um sorriso:
— A luta foi violenta, hein? Onde está «Frisco» Joe? Matei-o?
O rancheiro abanou a cabeça em sinal de assentimento.
— Sim, matou-o. Neste momento está embrulhado em panos no armazém.
— Isso foi há muito tempo?
— Há uma hora, pouco mais ou menos.
Black Man deu um salto.
— Então, ainda tenho tempo de apanhar Butler na mina. Vamos combinar o seguinte: Eu vou partir para a mina, depois encaminhar-me-ei à cidade, para ter o último encontro deste caso. Quando tudo estiver resolvido, voltarei aqui, para me despedir, e...
— Não! Isso não! — exclamou Jane. — Não pode ser o senhor o único a arriscar-se. Tenho muitas culpas em tudo isto para ficar indiferente. Enquanto vai à mina, eu vou à cidade, e...
— Nunca! — exclamou o homem de negro. Não quero que se mexam daqui!
— Está bem ! Está bem !— atalhou o rancheiro. Siga para a mina, que nós ficamos.
Pouco depois, montado no seu cavalo negro, Black Man afastava-se a todo o galope em direção à mina Moorehead. Quando perdeu o rancho de vista, ainda a imagem de Jane a acenar um lenço estava mareada na sua retina...

Sem comentários:

Enviar um comentário