quinta-feira, 17 de julho de 2014

PAS357. Preocupações de um capataz dedicado e apaixonado

Ian e Lea ainda andavam a estudar no Este quando, subitamente, sem se queixar de qualquer doença e, quando parecia vender saúde, o velho Wells faleceu, em consequência de uma angina de peito.
Ao terem conhecimento da triste notícia, os dois irmãos regressaram imediatamente ao rancho. Mas a distância era grande e as comunicações tão más que, quando chegaram ao rancho, viram que as coisas não iam bem. Ian não estava preparado para fazer frente à situação. Sem embargo, era um rapaz esperto e diligente, com o curso de advogado quase concluído e a sua viva inteligência encontrou a solução quase imediatamente.
Richard Darby, seu amigo de infância, possuía um pequeno rancho que confinava com a vasta granja dos irmãos Wells e, além disso, era enérgico e entendido.
Os dois amigos depressa chegaram a um acordo, mediante o qual Dick dirigiria os dois ranchos, como se fossem um só, com o mesmo pessoal e as manadas juntas, de modo que, além do seu ordenado, receberia uma parte dos lucros e manteria a propriedade das terras, assim como também o gado, em proporção com o que possuía, no momento da união, três anos antes.
Houve uma ocasião em que esse acordo, bastante benéfico para os dois, esteve prestes a desmanchar-se, pois Dick, como todos os rapazes dos arredores, não pôde subtrair-se aos encantos da deliciosa e atraente Lea; mas apesar de ainda mais enamorado do que os outros e, possivelmente, porque possuía uma vontade férrea, sobrepôs-se à sua paixão, resistindo aos ataques da jovem, até ao ponto de indigná-la, e continuou no seu posto, por lealdade à palavra dada e à amizade que o ligava a Ian.
Perdida a esperança de interessar alguma vez à mulher que amava, comprimido o seu coração, e dominando os ferozes ciúmes que o assaltavam, Dick esperava que a rapariga casasse com algum jovem da região, para abandonar o seu posto, vender a Ian o seu pequeno rancho e desaparecer dali, quando a aparição do forasteiro veio complicar tudo.
— Parece-me que tinhas razão em tudo quando me disseste acerca de Lea — resmungou Ian, após uma longa pausa.
— Eu quero-lhe bastante — retorquiu Dick, com a maior serenidade— mas não estou cego, como tu. Por isso mesmo, procurei abrir-te os olhos, antes que fosse tarde, visto que ela não tem mais ninguém no mundo...
— Pois receio que a minha intervenção não sirva senão para complicar as coisas ainda mais.
— Eu também receio isso, sim. Não é pela força que conseguirás fazê-la entrar na razão.
— Lea é muito difícil de tratar! — retorquiu Ian.
O jovem capataz não fez qualquer observação, mas pensou com tristeza que bem o sabia, por amarga experiência.
E após longo silêncio, murmurou, como se falasse consigo:
— Creio que esse tal Ronald Gray é um mau tipo e tratarei de descobrir o seu jogo, antes de ser demasiado tarde.
— Tem cuidado, Dick. Aqueles que o viram disparar, dizem que é um relâmpago.
— Já sei isso. Quase não se fala de outra coisa.
— E tu não és nenhum pistoleiro!
— Nunca senti grande afeição pelas armas, ainda que tenha certa facilidade para me servir delas... Mas vou exercitar-me, com assiduidade. Tenho o pressentimento de que isso vai ser-me necessário...
— Sempre foste um homem calmo e inteligente, Dick. Não vais agora deixar-te dominar por um arrebatamento de ocasião.
— Tranquiliza-te. Mas deixemos agora este assunto desagradável. Vens comigo até às pastagens?
— Não.
— Nesse caso, até logo.
(Coleção Colorado, nº 6)

Sem comentários:

Enviar um comentário