sexta-feira, 10 de novembro de 2017

PAS802. A prodigiosa e estoica história de Fox Lacey

O cavalo pisava já as sombras entre os catos quando o caçador de cabeleiras apaches agarrou num pau afiado, espetando-o no Solo. Empregou o punho direito como maça. Prendeu as rédeas .ao extremo da estaca.
Só então desabotoou o gorro, tirando a vante que lhe cobria o pescoço, e prendeu-o ao arção.
O que se seguiu seria grotesco se não fosse repulsivo. Para tirar o gorro, efetuou uma estranha manobra: apoiou os dedos ala madeixa de negríssimo cabelo e esfregou a cabeça — um crânio desprovido de cabelo e cheio de costuras. Deixou cair a cabeleira e prendeu-a às suas orelhas. Era uma cabeleira densa e negra.
Olhou à sua volta, lentamente, à direita e à esquerda, pondo a mão esquerda no rolo de corda que pendia do seu cinturão.
E assim permaneceu enquanto. Kid Cactos se aproximava. Os olhos azuis do «escalpelado» e os claros olhos cinzentos do mestiço estudaram-se.
Finalmente, Kid Cactos, disse:
— Os apaches conhecem-me por Bronco Navajo. Os de Fort Defiance por Kid Cactos. Este é o Bosque dos Cactos e há água na nascente da parte Norte.
— Venho do Novo México... Chamo-me Fox Lacey. E antes de aceitar a tua oferta, Branco Navajo, é mais leal que saibas quem sou. São estas as minhas credenciais. Fox Lacey puxou por várias pequenas bolsas. Desatou uma e disse;
— Lê o seu conteúdo. De comum, caçamos apaches, mas os de Fort Defiance não me pagarão estes dois escalpes. Ouvi falar de ti ao Sul da Meseta dos Não-Convidados e ao Oeste do Little Colorado. É justo, pois que oiças falar de mim.
Fox Lacey entregou-lhe a bolsa e, dando meia volta, afastou-se para junto do cavalo, dando-lhe algumas palmadas nas ancas.
Kid Cactos extraiu dois papéis, uma folha grande e outra mais pequena. Começou a ler a primeira. Era uma folha de jornal.

«2 de Agosto de 1867.

A PRODIGIOSA E ESTÓICA HISTÓRIA DE FOX LACEY

«Os corpos dos brancos que os apaches mataram no caminho de Plum Creek, antes que pudessem chegar os cavaleiros de Omaha, foram levados para Albuquerque, onde a multidão disputava, o ensaio de observar os cadáveres daqueles homens que havia conhecido plenos de vigor e saúde. «Quem excitava mais a curiosidade era um inglês chamado Fox Lacey, de que damos a sua efígie. A morte de Fox Lacey, caçador de peles ao serviço da «American Fur Company», tinha sido anunciada.
«Voltava vivo, mas, de que maneira! Haviam arrancado o couro cabeludo ao desditoso. Aquela cabeça desprovida de cabelos e pele era uma massa repugnante. Lacey é talvez o primeiro homem que, privado do couro cabeludo pelos índios, haja saído vivo das suas mãos.
«Eis aqui como relata a sua aventura:
«Terça-feira, às nove da noite, havíamos saído de Pium Creek, a caminho de Albuquerque, quando, a dezasseis milhas do percurso, apareceram apaches de entre as altas ervas onde estavam escondidos, rodeando-nos.
«Estavam armados com carabinas de repetição e em número de vinte por cada um de nós.
Dois deles atacaram-me. Um disparou-me um tiro de carabina que me atingiu o braço direito. O outro, agarrando a sua carabina pelo cano, deu-me urna terrível coronhada que me derrubou. Consegui matar o primeiro apache do tiro, antes de cair.
«O outro maldito apache desmontou, e agarrando fortemente a minha cabeleira começou a arrancar-me o couro cabeludo. Experimentei horríveis sofrimento 'e unia 'angústia indizível. Mas tive a presença de espírito de não me mover inutilmente. A minha salivação estava em fingir-me morto.
«Quando .me deixou e se dispunha a saltar sobre o seu cavalo, pude lançar-lhe o meu punhal.
E... embora cabeleira por cabeleira, eu ainda continuo vivo!».
«Terminado o seu relato, Fox Lacey mostra-nos o «scalp» apache. E diz-nos que estando vivo tudo tem arranjo; basta uma cabeleira postiça.
Homens assim são os que escrevem a história do Grande Oeste».
A outra folha, com quatro orifícios nas suas pontas, tinha um texto muito breve. No centro, o rosto de Fox Lacey. Em cima:

VIVO OU MORTO
1.000 dólares ouro
E abaixo do retrato:

«Fox Lacey, assassino, que escapou da forca em Phoenix».
Kid Cactos dobrou os papéis, colocando-os na pequena bolsa de couro. Fê-la girar pelos cordões que a fechavam e atirou-a pelo ar.
Fox Lacey, voltando-se, apanhou-a no voo e avançou.
Disse:
— Por isto não podem pagar-me em Fort Defiance estas duas cabeleiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário