sábado, 29 de abril de 2017

PAS741. Uma jovem suspira pelo cobarde

Quando entrou no dormitório, quase toda a gente se encontrava deitada e muitos já dormiam. Contra o que era costume das outras vezes, alguns dos seus companheiros saudaram-no de maneira diferente. O próprio Thornton falou-lhe como a um igual.
— Demoraste-te muito, Mike. Algum tropeço?
—Nenhum, Jim. Tudo correu bem.
— Pois muito meu alegro.
Sim, tinha mudado um pouco a atitude dos seus camaradas para .com ele.
Estendeu-se na sua tarimba, depois de tirar o jaleco e as botas e entrecruzou as mãos debaixo da cabeça, ficando quieto de boca para cima. Ainda mudaria mais, quando soubessem o que ocorrera naquela tarde. Provavelmente, começariam então a pensar... todos. Como  estaria magicando o xerife Bracken..
Bracken, que tinha sido xerife em Topeka... e ainda se recordava dia sua cara.
Muito (antes ide nascer o sol, 0 pátio do rancho. estava cheio de animação e de bulício. Os homens tiravam os cavalos dos estábulos, davam-lhes de beber, apertavam-lhes as cilhas, vistoriavam as alfaias de trabalho, colocavam sobre as pernas as proteções de ca-lda , iam .até à cozinha em busca de uma  tigela de café negro, falavam aos gritos... enfim, toda a gama de ações que se repetia, 4nvariávelmente, todas as segundas-feiras de manhã.
Cristy tinha-se lançado fora do leito quando os primeiros gritos alegres soaram com o dealbar do dia, frio e cinzento. Foi encostar o rosto ao vidro da sua janela. E o primeiro homem que viu foi Mike Morgan, caminhando para a cavalariça.
Mike Morgan... Os seus sentimentos para com ele tinham-se modificado um pouco, depois de ouvir as notícias que Jim Thornton trouxera a seu pai. De maneira que tinha sido capaz de amedrontar aquele assassino do Dogan, de revólver em punho, e depois tinha--lhe dado uma tareia soberana, ainda que este pormenor só pudesse ser sabido por conjeturas.
Sentiu uma agradável emoção e ao mesmo tempo um ligeiro desassossego. Mike Morgan tinha respondido bem ao aguilhão dos insultos. Não era um cobarde, então... tê-lo-ia feito por ela?
Estivera pensando muito no assunto antes de adormecer. E agora apressou-se a lavar-se e a vestir-se, enquanto cantarolava, excitada.

Sem comentários:

Enviar um comentário