quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PAS545. Não se nasce bandido

Ao lado de Fred, à sombra de uma alta escarpa, estaviam Trent, Gilbert e outro homem conhecido no bando sob o nome Knife Tom. Era um rapaz simpático que, tal como Gilbient e Trent, depressa tinha conquistado a amizade de Fred. Nem para dormir se separava  da sua faca de monte, e era daí que lhe vinha a sua alcunha.
Fumavam os quatro. Naquele momento, era o veterano Trent quem falava:
— Repito-te, Fred, que não é de estranhar a atitude de Wallace. Adora at filha, e isso é natural. Todos os rapazes novos do bando estão avisados por ele para que não se aproximem de Lizzy. O nosso chefe é desconfiado por natureza, e tem razão para sê-lo. A vida tratou-o duramente. E não creias que ele é um tipo mau. Viste o que mandou fazer a Hobbs, por tentar atraiçoar-te. Conheço Wallace desde há muitos anos. Se queres, Fred, contar-te-ei a história dele. Todos os rapazes a conhecem.
— Fala, Trent Interessa-me tudo quanto diga respeito ao chefe.
Trent expeliu uma fumaça e começou:
— Wallace era dono de um rancho nas margens do Pecos. Vivia feliz, quando começou a guerra. Depois... O seu rancho foi atacado pelos guerrilheiros. A mulher dele morreu, e Lizzy só por um verdadeiro milagre se salvou. Tudo aconteceu por culpa desse malvado do Rudyard Bolesi, a quem e inferno confunda. Rudy era sargento dos exércitos do Norte, mas depois dedicou-se à rapina em grande escala e reuniu sob as suas ordens um bando de tipos como ele, com os quais continuou a dedicar-se ao crime e banditismo..
«Quando acabou a guerra... — continuou Trent-, depois de um breve intervalem — Wallace era capitão do Exército Confederado, que tinha sido vencido. Pata se vingar do seu mortal inimigo, lançou-se também pelos caminhos do crime, acompanhado, por um bando de homens que tinham combatido a seu lado. Eu, Gilbert e alguns mais pertencemos a esse grupo. Nós, Fr d, embora te custe a acreditar, nunca assassinámos criaturas inocentes. Roubamos para sobreviver, porque já não temos lugar entre as pessoas honradas. Tanto Wallace como nós, visto que fizemos causa comum com ele, só desejamos acabar com Rudyard Boles e com a sua quadrilha e depois partir para as pradarias do Wyoming, onde o Governo concede terras a todos os que queiram trabalhar e tornar produtiva aquela enorme região. Agora, Fred, só falta dizer-te que Rudyard Boles e o seu bando de assassinos atiram para cima de nós as culpas dos seus crimes.
Fred mal disfarçava o seu assombro.
Assim, Wallace Connway não era um bandido vulgar! Das palavras de Trent concluía-se que ele tinha sido um homem honrado e um soldado valente. E aquilo modificava o aspeto das coisas. Fred era inimigo de todos os patifes, e se não conseguia dar o castigo merecido ao assassino de Betsy, por não poder encontrá-lo, ajudaria Wallace na sua justa vingança contra Rudyard Roles.
A partir daquele momento a conversa entre os quatro homens enveredou por caminhos diferentes. Ficaram fumando e conversando; até que chegou a hora de irem comer.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário