quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

BUF076. Cobarde!



(Coleção Búfalo, nº 76)
 
 
Frankie Lewis decidiu sair de sua casa no Nebraska e partir à aventura para Oeste, pensando enriquecer na Califórnia. Na despedia, o pai entregou-lhe algum dinheiro para as primeiras dificuldades. Frankie estava longe de pensar que o irmão, Phil, lhe seguiria as pisadas com a diferença de roubar ao pai uma quantia igual à que este lhe tinha dado.
Na sua caminhada para Oeste, tornaram-se amigos de um índio, Adam, que se dedicava a lutas organizadas e suportadas em apostas, mas, num momento negro num bar, uma monumental cena de pancadaria terminou com a morte dum ajudante do xerife. Frankie conseguiu escapar e Adam e Phil foram presos e preparou-se o seu julgamento por assassínio, embora muita gente sustentasse que o desacato no bar tivesse levado morte daquele por acidente.
Acontece que o juiz estava interessado em expulsar os índios de uma reserva às portas da cidade para lhes ficar com as terras, e a prisão do índio deu-lhe um pretexto para consumar a sua expulsão. O julgamento teve assim como motivação passar uma má imagem sobre os índios e a impossibilidade de convivência com os mesmos. O juiz conseguiu ainda convencer Phil a testemunhar contra o seu amigo índio a fim de sair em liberdade. Tudo se conjugou para enforcar Adam.
Frankie ficou revoltado com a atitude de Phil, mas este acabou por o abater e escapar sentindo no seu cérebro uma palavra a persegui-lo: «Cobarde»!
Esta novela, muito leve em determinados momentos, tem assim uma parte final muito carregada que a torna extremamente interessante. Um bom momento da coleção Búfalo com um autor que se reencontraria apenas com o número 97 da Bisonte (A burla da montanha).


Sem comentários:

Enviar um comentário