terça-feira, 27 de setembro de 2016

BUF101. Epílogo. O último rebelde

Maxwell cumpriu a sua palavra e Ronald regressou ao vale, totalmente absolvido, três meses depois da sua partida; mas, antes de ele voltar, já havia sido aberto aos colonos o território dos «araphaoes».
Chester, ajudado por Patt, Hards, Colbert e Willmore, já restabelecido dos ferimentos recebidos na luta, haviam feito a demarcação de todo o amplo vale.
Havia ali terreno para dois formosos ranchos, que exigiriam servidores, pois que as suas próprias vertentes se encarregavam de evitar a fuga das reses, e a água que corria ao centro assegurava férteis pastos em todas as estações.
Quando Ronald regressou, construíram duas vivendas iguais sob a sua competente direção.
Escusado será dizer que uma foi ocupada por Chester e June, que contraíram matrimónio logo que o major voltou, e a outra por Ronald e sua esposa, pois voltou casado com a rapariga do Sul, que o esperou durante os largos anos da guerra.
Quanto a Patt e Hards procuravam-se constantemente, pois não podiam estar um sem o outro, embora não parecesse que se estimavam, porque era rara a vez que se encontravam que não surgisse uma discussão pela coisa mais insignificante, e propinavam-se uma senhora tareia. Depois, faziam solenemente as pazes... até à próxima vez que se encontravam.
Chester tentou tirar-lhes aquele mau costume, mas Ronald dissuadiu-o disso, enquanto brincava com os louros caracóis do seu sobrinho, sentados à sombra do alpendre do rancho «O Último Rebelde».
— Deixa que eles se esmurrem quanto lhes apeteça, Chester. No fim de contas, se eles se divertem assim... para que privá-los desse «doce» entretenimento?

Sem comentários:

Enviar um comentário