sexta-feira, 22 de julho de 2022

CLF048.00 Reencontro com «O homem que comprou Cheyenne»

 

Que segredo guardaria aquele indivíduo para, depois das manifestações de ódio que o opunham a Mac Gregor e das tentativas deste para o arruinar, haver um pedido expresso do seu perseguidor para nenhum dos seus assalariados o matar.

O simpático mexicano Pancho Suarez conseguiu desvendá-lo, mas uma bala certeira fez com que o levasse para a cova num momento em que acudia ao seu amo. Quanto à bela Marah, só veio a conhecer as razões de tão estranho procedimento, através de uma revelação na fase final da novela.

De resto, o autor retrata bem o confronto entre Mac Gregor e Richard Kennedy, o homem de belas e perfeitas feições. O primeiro procura, através dos seus rendimentos, tudo fazer para arruinar o rival, estragando-lhe os negócios. Porquê é a dúvida que permanece até ao final.

A figura de Mac Gregor é o tradicional herói de Joe Mogar. Duro, mal disposto, mandão, rápido com as armas, violento com as mulheres a quem parece temer. Estes traços surgem-nos nesta novela e em muitas outras do mesmo autor. Pena que a tradução da atual lhe retire um certo encanto. Há passagens de que não se percebe o sentido, outras fazem-nos lembrar o Português do Brasil.

De qualquer forma, um livro para ler ao longo dos próximos dias. Quem será que descobrirá o segredo de Richard Kennedy?

Sem comentários:

Enviar um comentário