segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PAS249. No rancho «Duas Ferraduras»


O rancho «Duas Ferraduras» ficava ali, logo a seguir à primeira curva da vereda, justamente donde cantava o ribeiro e onde os pastos eram mais verdes. Ou tinham sido, antes de passarem por ali os cavalos da União.
Ali estaria também ela, à sua espera. Ela era das que sabiam esperar. Naquele dia já distante, em 1859, Nelly Parsons tinha-lhe dito:
«- Vai tranquilo, Tex. Sabes que levas o meu coração contigo. Sabes como sou. Esperar-te-ei. Não vou dizer-te frases sentimentais, nem coisas assim. Mas tusabes que, nestes sete anos que vão passar-se, continuarei aqui, à espera do teu regresso, sem desanimar, sem perder a esperança. Porque sei que tu és dos que cumprem a sua palavra, dos que fazem sempre o que se propõem fazer, por cima de tudo. E, porque tu és assim e eu sou como sou, voltaremos a encontrar-nos, Tex. Neste mesmo lugar, aconteça o que acontecer…»


Sim, isso era o que Nelly tinha dito. E Nelly era realmente como tinha dito. Tex sabia-o bem. Por isso, esperava encontra-la agora ali, do outro lado da curva do caminho, na peimeira casa rodeada de troncos sobre a porta da qual pendiam as duas ferraduras em cujo poder sobrenatural Nelly tinha tanta fé.
- Já voltei, Nelly… - disse ele de si para si, mas pronunciando as palavras em voz alta, sem dar por isso. – Já aqui estou…
Recordou-se também do que tinha dito a Nelly, antes de partir:
«- Escuta… se precisares de alguma coisa durante a minha ausência, se as circunstâncias apertarem, quero que saibas o que tens a fazer. Escondi o dinheiro em…»
«- Não… - tinha talhado ela, tapando-lhe a boca com a sua mão pequena e firme. – Nada de falar disso. É o teu segredo, Tex. Vai com ele…»
«- É o nosso segredo, Nelly… - respondera ele então. – Tens o direito de saber. Porque não saberias o mesmo que eu? Bastará que tires dali o que precisares, se as coisas correrem mal, e eu ficarei muito mais tranquilo».
«- Agradeço-te a confiança em mim, Tex… - volvera Nelly, com ternura. – Mas é melhor que não o digas. Assim, aconteça o que acontecer, ninguém conseguirá arrancar-me a verdade. O dinheiro é teu, Tex, não me importa como o tenhas adquirido, e alguém pode pensar que eu sei onde ele está, e arrancar-me uma confissão. Há maneiras de fazer confessar uma mulher por forte que seja… entendes?».
Ele tinha entendido. Bejara com toda a alma aquela encantadora criatura, e partira para o México. Não havia, em todo o mundo, um ser mais leal do que Nelly Parsons.
Transpôs a curva do caminho.
O pequeno rancho «Duas Ferraduras» apareceu na sua frente.
(Coleção Arizona, nº 56)

Sem comentários:

Enviar um comentário